A adolescência é um período em que o corpo e a mente passam por diversas transformações e o despertar da sexualidade é uma delas. Diante disso, a Psicologia precisa estar preparada para compreender esse momento na vida dos jovens de maneira a levar acolhimento àqueles que enfrentam uma fase em que as inseguranças e as descobertas são constantes.

A partir dessa perspectiva, sempre acreditei na importância de considerar a pluralidade de experiências e contextos que podem fazer parte da vida dos jovens. É preciso desmistificar ideias construídas em torno da adolescência e observar cada indivíduo como um ser único para que, dessa forma, seja possível estabelecer uma comunicação com essa faixa etária.

Para auxiliar os profissionais nesse processo, tenho me dedicado a ministrar aulas na pós-graduação em Sexualidade Humana pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Orientação em Saúde (EPOS), no Hospital Pérola Byington. As aulas trazem questões contemporâneas da adolescência ao dia a dia dos profissionais, propondo análises contextualizadas com a sociedade atual.