A partir do artigo “Um encontro entre psicodrama e psicologia analítica: ritual e mitopoese”, que publiquei na Revista Viva em 2021, surgiu a ideia de iniciar o Grupo de Estudos sobre Psicodrama e Jung. Considerando a eficiência dessas abordagens na saúde e a escassez de conteúdos criados sobre isso, a iniciativa foi um grande passo para ampliar os conhecimentos de diversos profissionais sobre as temáticas, além de propor novas perspectivas para aqueles que já estavam familiarizados aos conceitos.

O psicodrama é um método muito indicado para gerar catarses emocionais e fazer com que os pacientes criem sua própria história a partir da narrativa dos fatos vivenciados. No entanto, para levar essa teatralidade ao atendimento psicológico é necessário um profundo conhecimento a respeito do que foi apresentado pelos idealizadores dessa metodologia.

Em grupo, conduzo um direcionamento sobre isso com base em estudos de Carl Gustav Jung, Jacob Levy Moreno e Joseph Campbell. Enquanto o primeiro nos auxilia com sua psicologia analítica, o segundo nos apresenta todos os conceitos do Teatro do Improviso que originou o psicodrama e o terceiro nos permite compreender os mitos que guiam cada ação dos indivíduos.