A população LGBTQIA+ é uma das mais vulneráveis quando o assunto é o cuidado com a saúde. Além de todos os obstáculos que são vivenciados pela população geral quando a busca por uma consulta é feita, a parcela LGBTQIA+ encontra ainda mais problemas e constrangimentos até que suas demandas sejam atendidas.

A partir dessas observações, resolvi dar início ao Grupo de Cuidado Universo LGBTQIA+, que possibilita que profissionais de saúde entrem em contato com questões específicas da população LGBTQIA+ e, dessa forma, se tornem mais preparados para atender esses indivíduos. Além das reuniões do grupo, das quais também participam integrantes da comunidade LGBTQIA+ que atuam na área da saúde, temos mais de 50 participantes a compartilharem conhecimento em nosso grupo de WhatsApp.

Por meio dessa iniciativa, acredito sermos capazes de repensar sobre a forma como o atendimento de saúde deve ser fornecido às pessoas LGBTQIA+, de maneira que seja possível reduzir atitudes discriminatórias dos profissionais e o constrangimento dos pacientes, tanto em consultas médicas quanto no atendimento psicológico e psiquiátrico.